quinta-feira, 4 de março de 2021

POLÍTICA: Esquerda & Direita | Em cima e embaixo

Existe muita confusão quando falamos de posição ou lado político, principalmente quando falamos de esquerda ou direita. A política foi "divida" publicamente em esquerda e direita na época da Revolução Francesa (1789). O povo que queria acabar com o Absolutismo, os revolucionários da 'Igualdade, Liberdade e Fraternidade', sentava-se à direita (em azul) do "monarca" (mas a direita do monarca é à esquerda da sala), enquanto que aqueles que queriam manter o poder (absoluto) de veto do rei, os conservadores do status quo, sentavam-se à esquerda (em vermelho) do "monarca" (mas que fica à direta da sala). Aqui já começa a confusão, pois a esquerda revolucionária senta-se à direita do "monarca" que fica de frente para o povo; logo a direita conservadora à sua esquerda. Mas, para definir o significado fundamental vamos convir que:

  • a direita representa os conservadores;
  • a esquerda representa os revolucionários.
Aqueles que queriam acabar com os privilégios da monarquia e dos mercadores ganharam por 673 votos contra 325. A Revolução Francesa, portanto, é Republicana liberal, mas ainda capitalista. Na cabeça das pessoas, hoje, no Brasil, os liberais se veem como direita, pois querem conservar suas conquistas. Então, a esquerda revolucionária, com suas ideias "comunistas" quer uma volta ao "absolutismo", mas cujo poder não vem de um monarca mas do Estado-Nação, de um Führer (A. Hitler) ou Duce (B. Mussolini); em outras palavras os revolucionários de hoje querem reestabelecer os privilégios dos "amigos do rei" que viviam no Palácio de Versalhes (como bem mostra a séria Versailles da Netflix) em nome dos trabalhadores.


Em outras palavras, a esquerda e a direita representam os extremos, que em uma ferradura se enquadram na parte inferior do quadro, que chamo de sinistro (esquerda-direta extrema), sendo direito, o centro-esquerda-direita. Assim, eu me encaixo no centro, pois tenho ideias socialistas e liberalistas, não sendo revolucionário nem, tanto, conservador, embora entenda que o conservadorismo possa ser entendido como sendo uma evolução sustentável. Então, para que não fiquemos tão perdidos eu montei um quadro de como vejo que a política deve ser classificada ou vista, como um mapa:






A teoria da ferradura aponta que a extrema-esquerda (far left) e a extrema-direita (far right) estão mais próximas entre si do que para o centro político. (WikipédiA)

Em seu livro, Por que o Brasil é um país atrasado?, Luiz Philippe de Orleans e Bragança demonstra o seguinte esquema, que podemos chamar de Graus de Liberdade:

O que nos falta são valores morais e instituições corretas. Em outras palavras, para a esquerda falta estudar a ética e observar a moral, os bons costumes, que de certa forma estão sendo representados pelas religiões; para a direita falta estudar os fundamentos da economia liberal que está no livro Teoria dos Sentimentos Morais de Adam Smith e Direito. Ora a moeda Real é fiduciária, baseada em confiança, então, o valor de uma moeda fiduciária depende da honra, da honestidade. O Brasil é um dos países mais corruptos do mundo. As escolas deveriam ensinar ética (regras sociais, conveniências), direito, economia (regras patrimoniais) e administração. Quando a direta culpa a esquerda, não estão sendo mais do que Dons Quixotes, inventando um mal para combater, mas que no fundo quer a mesma coisa, poder e dinheiro. Sinistro é a exploração e a servidão, direito é a criação (bens) e a utilização (serviços).

0 comentários:

Postar um comentário