quarta-feira, 21 de outubro de 2020

[VÍDEO] O QUE É O CAPITALISMO? por Ayn Rand (Ayn Rand Institute)

(Em uma entrevista Ayn declarou que sua única base filosófica é Aristóteles.)

Não entendo o capitalismo como sendo o melhor sistema social pois, por definição, é um "Sistema de produção cujos fundamentos são a empresa privada e a liberdade do mercado, sendo o objetivo principal a obtenção de lucro" (Dicionário  Online Dicio). Por isso, eu não sou capitalista, pois meu objetivo principal não é o lucro, e sim viver bem. Mas, por outro lado, também não posso dizer que sou socialista cujo sistema tem por objetivo a "coletivação dos mecanismos de distribuição, na propriedade coletiva e na organização de uma sociedade sem a separação por classes sociais" (Dicionário Online Dicio). Nesse ponto, a argumentação inicial de Ayn Rand sobre a importância da razão individual é válida, bem como o direito de propriedade. Mas no que se refere à propriedade privada, existem limites, pois a água, por exemplo, não pode ser privatizada. O capitalismo precisa de limites que, em meu entendimento, deve ser dado pelo socialismo.

Pois, as Pessoas Jurídicas assemelham-se muito aos psicopatas, às personalidades antisociais, que vêem as pessoas como meros bens materiais, como os escravos, o gado, as máquinas, enfim, um meio de produção. Assim, o capitalismo é uma ferramenta que trata de Pessoas Jurídicas, enquanto que o socialismo lida com Pessoas Físicas. Pessoas Jurídicas não deixam de ser um coletivo que se assemelha ao Estado Fascista-Comunista criticado por Ayn Rand. O capitalismo naturalmente tem o seu lado fascita-comunista. Por isso, embora os marxisitas e leninistas declarem que o socialismo é apenas um meio para se chegar ao comunismo, penso que seja ao contrário: o capitalismo é um meio para se chegar ao comunismo. Tanto é que, segundo Olavo de Carvalho, o fascimo é o sistema que está em  vigor em diversos países; sob a máscara de capitalismo.

Enfim, entendo que o capitalismo usa a sociedade, o coletivo, para o benefício de poucos. Para mim, o socialismo deve utilizar o capitalismo para o benefício de todos, o que não envolve a coletivação dos meios de produção, que em termos lingúisiticos procuraria eliminar o meu e o seu para transformar em tudo em nosso ou de todos, que é o mesmo que dizer de ninguém. No comunismo não existe minha casa, minha vida. Assim, os socialistas devem utlizar-se do capitalismo para produzir e lucrar com bens e serviços e não com, digamos, mals e explorações. Por exemplo, o capitalismo na medida em que visa o lucro não se importa em vender drogas, prostituir, escravizar etc., pois o importante é o lucro. De modo que no Real Socialismo, que não é o de Marx e que não visa o comunismo ou coletivação dos meios de produção, visa oferecer soluções para os problemas da vida e qualidade de vida. O Real Socialismo se trata, então da vida em sociedade, enquanto que o capitalismo puro de lucro privado. No Real Socialismo, todos saem, ou não, quer dizer, que ficam, no lucro.

História das Ideias—Capitalismo (The School of Life)

0 comentários:

Postar um comentário