terça-feira, 26 de novembro de 2013

Quero me Enriquecer, por onde começar? Conheça seu perfil: conservador ou agressivo?

albertobv - jogo do monopólio (Flickr, CreativeCommons)
Monopólio não se trata, propriamente, de controlar o mercado como muitas pessoas pensam, e que com isso, esse pensamento equivocado, acabam destruindo as oportunidades dos novatos ou calouros, ou ainda iniciantes (o que é inconstitucional). Quando falamos de monopólio o mais correto a se pensar é em domínio de mercado, e o que significa isso? Para se ter domínio do mercado é preciso primeiro controlar as finanças pessoais, controlar os hábitos de consumo e de desenvolvimento, saber o quanto se gasta, em que se gasta etc., ou seja, autoconhecimento, conhecer a si mesmo primeiro e conhecer administração financeira também. Depois, somente então, podemos pensar em dominar o mercado que significa, antes de tudo, ter conhecimento teórico do negócio e logo know how (experiência ou conhecimento empírico).

O mundo dos negócios pessoais e dos investimentos não se trata de jogo de azar e, você pode correr estes riscos, por exemplo, como um investidor agressivo que fará apostas como no poker. Porque neste caso é seu risco pessoal, é seu dinheiro, somente você irá se prejudicar e os concorrentes ganhar (ou não).  Então, não tem muito a ver com esperteza, sair ganhando, tirar vantagens e sim de posicionamento estratégico, acordos ganha-ganha e assim por diante. No mundo imobiliário, por exemplo, alguns são simplesmente traders que compram um terreno por um preço, esperam a valorização e vendem mais caro. Isso não é investimento ou empreendimento, é uma aposta. Um investidor pensaria não somente em comprar um terreno, mas em como valorizá-lo para vender como, por exemplo, construindo uma casa.

Você pode pensar também em vez de construir investir em Fundos Imobiliários que é algo semelhante a participar dos lucros do empreendimento, recebendo parte do aluguel de forma proporcional ao quanto você está investindo, adquirindo uma parte do empreendimento. O mundo do investimento não é uma aposta no escuro, existem estratégias conversadoras, mais seguras para gerar renda passiva, como é o caso de se investir no Tesouro Direto, onde você sabe qual será o seu retorno financeiro. André Massaro, blogueiro da EXAME.com (Você e o Dinheiro), explica que investimentos não somente para apostadores ou pessoas agressivas, você pode ser conservador e ganhar de pouco em pouco até edificar seu patrimônio, afinal, cada um de nós tem uma visão de mundo e objetivos pessoais. Confira o vídeo:


Se você está em dúvida se você tem um perfil conservador ou agressivo basta pensar um pouco sobre sua maneira de ver os ganhos mensais. Por exemplo, eu sou a favor de se ter uma renda fixa em forma de salário, ao menos no começo e elaborar uma estratégia financeira para fazer o dinheiro trabalhar para mim; este é um perfil conservador. Já um perfil mais agressivo iria apostar em um empréstimo para abrir um negócio próprio e apostar no seu talento pessoal, cujo rendimento mensal depende do seu sucesso e é variável. Se você pensa em renda mensal fixa você provavelmente é conservador, se você pensa em renda mensal variável talvez você seja agressivo, estando comprometido com o resultado do mês. Qual a melhor opção? Depende da sua estratégia financeira, planejamento familiar, valores, objetivos futuros etc.

0 comentários:

Postar um comentário