quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[MMN] Marketing de Rede por Gustavo Cerbasi

Você já ouviu falar de Marketing de Rede?

“Muitas pessoas com pouco dinheiro são tentadas a experimentar negócios aparentemente milagrosos para mudar de vida. Não faltam ofertas em sites da internet convidando-nos a investir em negócios de Marketing Multinível, também conhecidos como Marketing de Rede. E prometem obtenção de renda sem ter que trabalhar ou trabalhando de casa; evite o erro de acreditar que enriquecerá sem fazer nada. Na quase totalidade dos investimentos sua rentabilidade será proporcional à sua dedicação de tempo aprendendo e se envolvendo com o mercado que você investe. Para ganhar mais com o seu negócio próprio, seja ele uma grande indústria ou um simples trabalho de casa você só se enriquecerá se dedicar horas no aperfeiçoamento de suas técnicas e se batalhar diariamente por clientes. Dos casos que conheci, dos empresários do Marketing Multinível, quem acreditou que bastava convencer amigos a entrar no esquema acabou perdendo tudo o que investiu além de perder os amigos. Mas também conheci gente que prosperou. Desses, a prospecção de clientes e montagem de displays de vendas em locais de grande tráfego de pessoas consumiam mais tempo do que o convencimento de futuros ex-amigos a entrar em seu negócio. Eles simplesmente trataram o seu negócio como um negócio.” Gustavo Cerbasi (Rádio Globo)

* * * * *

Fonte: FreeDigitalPhotos.net (ID-10054455)

O Marketing Multinível (MMN) nasceu em 1.941, ou seja, já está presente no cenário mundial já fazem mais de 70 anos. Os oportunistas nesta época desenvolveram o Esquema de Pirâmide, provavelmente fazendo uma cópia do modelo visível sem considerar a estrutura do negócio, sendo ilegal em muitos países. O MMN é próprio de empresas de Vendas Diretas, ou seja, é mais um Canal de Vendas. Este canal faz dos consumidores seus parceiros de negócio, oferecendo-lhes bonificações por expandir o negócio como um distribuidor-publicitário. Sendo assim, o lucro dos afiliados provém da venda de produtos e não do investimento de pessoas, como é o caso do Esquema de Pirâmide, em que o produto, quando existe, é apenas um brinde ou fachada para simular o MMN.

O lucro dos donos das empresas que trabalham com MMN provém das vendas dos produtos, sendo assim, o Canal de Vendas Multilevel não deve representar mais de 30% do total das vendas da empresa [atualmente existem empresas que trabalham exclusivamente com o MMN]. Isto é, 70% dos lucros ou vendas acontecem pela própria estrutura de lojas e funcionários e não dos empreendedores afiliados, garantindo a sustentabilidade do negócio. Essa porcentagem indica que a empresa em questão é séria o suficiente para garantir sua existência sem o recrutamento de clientes afiliados, ou sem o uso do Canal de Vendas Multilevel. Em certa empresa, 50% das vendas ocorrem pelas lojas físicas, 30% pelo Call Center e o restante, isto é, 20% por outros canais de vendas como e-Commerce ou Internet e Empreendedores, que representam cerca de 8% somente.

No MMN você, de fato, se afilia à empresa, você ganha o direito de vender todos os produtos recebendo porcentagem ou comissão de vendas de cada produto que sai da sua loja própria. Mas a verdadeira fonte de renda, isto é, o negócio começa com a expansão da Rede de "Lojas", ou seja, todas as pessoas que você convidar a participar como afiliado terão os mesmos benefícios que você e, pelo seu trabalho de recrutamento você tem o direito a comissão por vendas das lojas de seus afiliados ou downlines. Ou seja, você ganha uma porcentagem pelas vendas realizadas em todas as lojas das pessoas que se afiliarem através de você e de seus downlines. Cada empresa vai ter suas regras para que se torne um negócio justo. Confira no programa de Ana Maria Braga, o Mais Você, do que se trata estes golpes financeiros: Crime com Prejuízos Irrecuperáveis (GShow).

Já no Esquema de Pirâmide, todo o lucro é proveniente da “Afiliação” (Recrutamento), ou seja, a única maneira de ganhar dinheiro é chamando mais pessoas, de modo que, em alguns modelos cerca de 88% das pessoas irão perder o seu investimento. Não podemos esquecer do Esquema Ponzi, semelhante à pirâmide, cuja prática é muito comum na Internet (Ganhe Dinheiro na Internet) e em Imóveis (Compre na Planta). É claro que existem maneiras legais de se Ganhar Dinheiro via Internet e de conseguir investimento para realizar um Empreendimento Imobiliário, mas não podemos chamar de negócio. Do mesmo modo como o Esquema de Pirâmide se disfarça de MMN, o Esquema Ponzi pode também se disfarçar com Ganhe Dinheiro na Internet e Compre Direto na Planta. A venda de um único produto somente é rentável para os primeiros, porque não é um modelo de negócios mas uma captação de recursos.

[20/12/2013 - Max Gehringer]
  1. Vendas Diretas – O Negócio do Século XXI

0 comentários:

Postar um comentário