quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

[PSICOLOGIA] Para que fazer psicoterapia?

Dificuldades de relacionamento, perdas, dificuldades com escolhas, depressão, ansiedade, dependência, insatisfação com a vida, todas estas são razões que levam pessoas a buscar psicoterapia. O que estas razões têm em comum? São causadoras de sofrimento.
Fonte: FreeDigitalPhotos.net (ID-10044499)
Sabemos, porém, que os sofrimentos são inevitáveis, pois são decorrentes das inúmeras frustrações e limitações que nos colocam as relações com os outros; no trabalho, na escola. Então, de que adianta buscar ajuda? Apesar de inevitável, há casos em que o sofrimento é bastante intenso, e frequente, e impede o curso natural da vida.

A intensidade deste sofrimento não deve ser medida pela situação pela qual a pessoa passa, mas pelo sentimento que cada um experimenta na situação. Por exemplo, algumas pessoas lidam relativamente bem com uma perda, sem ter que recorrer a uma psicoterapia, já outras experimentam um sofrimento intenso em tal situação. Assim, nestas experiências de grande sofrimento, há a necessidade de um profissional que auxilie a analisar as origens e dimensões deste e a buscar soluções para que o quadro não evolua para alguma doença.

Fonte: FreeDigitalPhotos.net (ID-10078258)
Algumas pessoas resistem a buscar ajuda, pois acreditam que é um sinal de fraqueza ou porque sentem vergonha – principalmente os homens; outras não acreditam que é possível receber ajuda de alguém; outras ainda consideram bobagem buscar ajuda pra lidar com o sofrimento, e há também aqueles que resistem à psicoterapia por acreditar que serão forçados a mudar, ou pelo medo de descobrir coisas desagradáveis a seu respeito.

Muitos optam por lidar com o sofrimento usando apenas medicamentos – calmantes e antidepressivos – que anestesiam o corpo e, em decorrência, a experiência de sofrimento. Os medicamentos podem e devem ser utilizados como um recurso complementar, porém, não agem na raiz do problema, apenas amenizam os sintomas gerados pelo problema.

Perguntas e Respostas:

  1. Como a terapia pode me ajudar? Primeiro que, ninguém está em terapia para ser condenado ou forçado a mudar, mas para ser ouvido, acolhido e acompanhado. Apesar de que a razão da procura é sempre algum(ns) problema(s) específico(s), o foco não é apenas neste(s), mas na pessoa inteira, afinal a questão problemática não está separada do histórico de vida. O trabalho consiste em uma gradual conscientização das dimensões do problema, e de suas origens, bem como na busca de soluções para este. Além disto, durante o processo a pessoa aprende mais sobre ela mesma e desenvolve novas formas de lidar com seus problemas.
  2. Vou na psicoterapia só pra conversar?“Conversar” na psicoterapia é diferente das conversas do dia a dia. Isto porque, uma das pessoas que participa da “conversa”, o psicoterapeuta, é treinado para analisar o que é dito, perceber as emoções e sentimentos do outro, e perceber aquilo que está inconsciente para o próprio sujeito. Assim, a “conversa” torna-se o meio para as mudanças.
  3. Quanto tempo dura um processo de psicoterapia? O tempo de duração varia de acordo com o caso e também como a pessoa responde à terapia, pois temos inúmeras defesas e resistências ao entrar em contato com nossos conflitos.


Monia Karine Azevedo
Psicóloga - CRP 08/1719
Psicoterapia Adulto e Adolescente e Orientação Vocacional
(44)8413-1426 Oi ou (44)9876-3489 TIM | Cianorte
Bacharel em psicologia pela Universidade da Georgia – EUA
Pós Graduanda em psicanálise pelo NECPAR

0 comentários:

Postar um comentário