segunda-feira, 1 de setembro de 2014

10 Passos para Desenvolver o Gênio Financeiro e ficar Rico


No livro de Robert Kiyosaki intitulado Pai Rico, Pai Pobre aprendemos 10 passos para nos enriquecer. Estou fazendo uma adaptação que acredito ser de maior utilidade ao leitor do que simplesmente transcrevê-los aqui.

  1. NÃO QUERO: Aprenda a dizer não aos IMPOSTOS, não aceite o que os outros decidem por você. Tome as rédeas da carruagem, o leme do barco, a direção da vida. As águas descem da montanha ao mar sabendo contornar obstáculos, pedras no caminho, buscando o Oceano fluidamente. Ao dizer não ocupe-se no SIM, tenha METAS, OBJETIVOS, DIREÇÃO, SENTIDO E MOTIVAÇÃO.
  2. ESCOLHA VOCÊ TODOS OS DIAS: Lembre-se dos SIMs, das METAS, dos SONHOS e realize. O que é realizar? Tornar realidade. Um SONHO é sonho quando fica no mundo da mente, mas quando você o transporta para o mundo material, quando você escreve no papel eles começam a se materializar e sua mente passa a trabalhar para o realizar. Quando digo escrever não é somente no português, mas em qualquer língua ou simbolo como fotografias.
  3. RELACIONE-SE COM AMIGOS IDÔNEOS: Nada mais importante do que pessoas, como você. A união faz a força, então fortaleça suas qualidades, procure por pessoas que lhe inspiram, lhe motiva. Fuja de mentirosos, fofoqueiros e bajuladores. Não importa se são ricos ou pobres, importa que sejam pessoas honestas.
  4. DOMINE UMA FÓRMULA E ENTÃO APRENDA OUTRA: O mundo está em eterno movimento, a vida é movimento então não pare, avance! As pessoas procuram por novidades, por isso inove-se sempre. Você pode pensar que tudo já existe, que tudo já está pronto, mas pessoas não são história, fazem a história. Pessoas nascem todos os dias e o mundo se transforma!
  5. PAGUE A SI MESMO PRIMEIRO: Você é importante, PAGUE-SE PRIMEIRO. Reserve uma parte de seus ganhos apenas para você mesmo, deposite mensalmente pelo menos 10% de seus ganhos na POUPANÇA. Não use esse dinheiro para comprar supérfluos/passivos, apenas ativos. Invista primeiro em INSTRUÇÃO, seu conhecimento é o seu maior ativo.
  6. PAGUE BEM A SEU TIME DE PROFISSIONAIS: Os bons profissionais devem render dinheiro a você, então, pagar bem, deve significar ter um bom retorno. Não exite em contratar os melhores, em pagar por serviços excelentes, em comprar produtos de qualidade. As 3 habilidades de gestão mais importantes são: 1. Gestão do fluxo de caixa; 2. Gestão de pessoal ou RH e; 3. Gestão pessoal do tempo.
  7. SEJA GENEROSO: Não pense em sair ganhando e em ganhar muito dinheiro. Ajude pessoas, facilite negócios. Ocupe-se mais na aquisição de ativos através de empréstimos ou vendas com pagamentos em ativos ou serviços. Pense sobre o retorno no investimento, ajude quem tem méritos, empreste a quem é honesto, venda a quem compra e assim por diante.
  8. COMPRE PASSIVOS COM ATIVOS: Com o seu trabalho compre ativos, com os ativos compre passivos. Isso requer autodisciplina, ficar rico requer domínio. A capacidade de adiar compras de supérfluos é de grande importância para o enriquecimento. Pagar-se primeiro não é com compras, com aquisições, mas com economia.
  9. INSPIRE-SE: Precisamos de referências pessoais, de modelos para nos estruturar. Pense em pessoas como Ayrton Senna da Fórmula 1, em Ronaldinho Gaúcho e Neymar do Futebol, em Guga do Tênis e assim por diante. São heróis que nos inspiram, que nos emocionam, que nos motivam. Eles nos tornam mais fortes, como Jesus de Nazaré para muitos.
    1. Amizade é amizade, negócios à parte!
    2. Imitação é covardia, inspiração autonomia.
  10. ENSINE E APRENDA: Quem mais aprende é quem ensina. Ensine pessoas a pescar em vez de dar o peixe. Faça doações a quem precisa através de grupos de ajuda, grupos de trabalho como instituições de caridade, ONGs etc. Não confunda doações com esmolas e se lembre do que vimos no item 7 sobre generosidade: doe onde há méritos, plante onde dará frutos. Não jogue suas pérolas aos porcos.
"Há dois tipos de pobres: os pobres sem dinheiro e os pobres com dinheiro. Os sem dinheiro têm uma longa batalha pela frente, mais ainda poderão chegar lá. Muito pior é o caso dos pobres com dinheiro, que talvez vejam o dinheiro como um fim em si mesmo e não têm outro objetivo na vida a não ser construir bens materiais. Se você está nesse grupo de pessoas, busque auxílio de um terapeuta. Ele certamente o ajudará."  CERBASI, Gustavo - Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem.

0 comentários:

Postar um comentário