domingo, 28 de dezembro de 2014

10 Passos para a Construção de Riqueza


Estou lendo o livro Adeus, Aposentadoria: como garantir seu futuro sem depender dos outros (link afiliado) do autor Gustavo Cerbasi (+) que apresenta diversas estratégias populares e algumas avançadas que visam a aposentadoria.  O autor como consultor financeiro tem sido testemunha de diversos casos em que pessoas mesmo que preparadas e tendo planejado um futuro financeiro abundante acabaram passando por dificuldades não podendo se aposentar e em alguns casos tendo que recorrer à ajuda da família. Ficou claro na leitura do livro que não podemos depender, de forma alguma, do I.N.S.S. (Saiba mais) que hoje as más línguas traduzem por Isso que Nunca Será Suficiente, pois é realidade!

Uma dica das mais importantes que posso retirar do livro e repassar a vocês é que "o ideal é contribuir com o desconto mínimo obrigatório, para garantir o benefício de um salário-mínimo por tempo de contribuição, bem como todos os outros benefícios do INSS." Os cálculos do autor demonstram que contribuir mais com o INSS não irá render o suficiente para gerar uma aposentadoria equivalente à contribuição. Então, reforçando, contribuindo com o mínimo é o suficiente e, contribuir sim! Assinar carteira e pagar seus impostos. Para garantir um futuro com aposentadoria que traga qualidade de vida é preciso se tornara um Investidor!
Tornar-se um Investidor quer dizer construir um Negócio Próprio (Dica!!!) ou montar uma Carteira de Investimentos, ou seja, em ambos os casos trabalhar com Renda Residual ou em outras palavras trabalhar com ATIVOS (Dinheiro trabalhando para você, dinheiro gerando dinheiro). Não obstante:
"A educação para investir envolve fazer cursos de formação de conselheiro, treinamentos em análise de balanços, participação em eventos de empresas familiares, discussão de estratégias de sucessão patrimonial com advogados e outras atividades que o capacitem tanto para selecionar alguém que assuma o comando dos negócios quanto para entender o que deve ser analisado e auditado para garantir que os negócios continuem no rumo certo." Gustavo Cerbasi (Adeus, Aposentadoria. Editora Sextante, 2014. Páginas 99-100)
Siga a orientação de Gustavo Cerbasi:
  1. Estudar para o trabalho;
  2. Pesquisar as necessidades do mercado;
  3. Trabalhar para enriquecer terceiros;
  4. Educar-se para empreender;
  5. Acumular patrimônio;
  6. Trocar o trabalho pelos negócios;
  7. Reinvestir para diferenciar os negócios;
  8. Educar-se para investir;
  9. Desligar-se aos poucos dos negócios;
  10. Administrar o seu legado.
É isso aí meu amigo, sucesso! Para o Alto! e Avante!!!

0 comentários:

Postar um comentário