sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Saiba Como se Proteger dos Psicopatas do Cotidiano

Dra. Psiquiatra Katia Mecler, autora do livro "Psicopatas do Cotidiano", editora Casa da Palavra
Imagem: www.otempo.com.br
De acordo com a Doutora Psiquiatra Katia Mecler, em entrevista concedida ao portal O Tempo (ver entrevista completa), os psicopatas não são reconhecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ou seja, a psicopatia não é um caso médico. Trata-se de um transtorno de personalidade e comportamento, que são trabalhados pela psicologia. O seu livro "Psicopatas do Cotidiano" foi escrito pensando naquelas pessoas que apresentem dificuldades de ordem psicológicas por serem afetadas pelos psicopatas, que são pessoas de nosso convívio diário, como familiares, amigos, colegas de estudo/trabalho e terceiros.

Essas pessoas não aceitam serem questionadas, ou seja, elas "são assim", e o problema é com você em vez de ser com eles. Inclui-se aqui sujeitos que são exibicionistas, tanto no que se refere ao status quo quanto à potência sexual. Neste contexto podemos falar de vaidade, manipulação, mentira, sedução etc. Podemos elencá-los da seguinte maneira:
  • Antissociais: são aqueles que colocam seus desejos como vital, sendo os seres sencientes apenas insumos ou kapital. As palavras que os identificam são: manipulador e parasita-social;
  • Borderlines: vivem no extremo seja do lado bom ou do lado ruim, e mudam repentinamente. Tendem a abusar do sexo e das drogas, a se ferirem intencionalmente e ao suicídio;
  • Narcisistas: colocam-se acima de tudo e de todos, os direitos humanos só existem para eles;
  • Histriônicos: são os "mascarados", "duas caras", "sem caráter", falsos ou teatrais, ou seja, apenas atuam. Procuram estar sempre em evidência.

Sinopse: Diz o ditado que de perto ninguém é normal. E, de fato, basta parar um minuto para observar o seu entorno e você vai identificar aquela pessoa que é instável demais, outra que é inflexível demais, outra ainda que é teatral ou insegura ou arrogante ou submissa... Os desvios são muitos, e estão sempre à nossa volta. Às vezes são apenas características individuais, que não preenchem critérios para diagnóstico psiquiátrico algum, mas outras vezes são comportamentos repetitivos, peculiares e disfuncionais que causam danos físicos e psicológicos às próprias pessoas ou para aquelas que estão ao seu redor. Este livro identifica estes que são os psicopatas do cotidiano e explica em detalhes as características que levam essas pessoas a agirem assim. Para quem tem um deles ao redor, será uma oportunidade única de descobrir mecanismos que ajudem a manter a própria integridade, física ou psicológica, sem abrir mão da convivência.
– MECLER, Katia - Psicopatas do Cotidiano: como reconhecer, como conviver, como se proteger 

 Salomão, o Homem Mais Rico que Já Existiu

Para Mecler, alguém apresentar alguns desses traços devido à problemas de ordem psicológica não dão indícios suficientes para se definir como doentes. Estima-se que 10% da população são diagnosticadas como psicopatas. Ao se deparar com essas pessoas, a doutora recomenda que se esteja ciente de que aquela pessoa age da mesma maneira para com todos, ou seja, não leve para o lado pessoal. Recomenda ainda que não procure mudar a pessoa já que são incapazes de reconhecerem o problema nelas mesmas.

0 comentários:

Postar um comentário