sábado, 12 de julho de 2014

Casa Própria: Morador ou Inquilino?


Quais os melhores caminhos para viver com tranquilidade e constituir família (ter um Lar)? Andei pesquisando imóveis para comprar e, ao mesmo tempo, estudando as possibilidades de investimento - conhecendo um pouco melhor sobre o mercado já que eu não queria alugar um imóvel. Ter moradia própria é o ideal da vida humana e é isso que nos caracteriza como habitante de uma cidade. Penso que a cidade que não lhe possibilita edificar sua casa (ou apartamento) não pode ser considerada o seu lar. Aluguel é uma medida provisória, mas que é favorecida pelo mercado.

Lendo alguns artigos do consultor financeiro Gustavo Cerbasi (veja + artigos) constatei que alugar um imóvel pode sair mais em conta do que financiar, sendo este - o financiamento - uma péssima opção para quem pensa em aluguel, já que não pode arcar com o financiamento. Isso me leva a pensar que o financiamento de imóveis serve para investidores, pessoas que já possuem imóvel próprio e não para quem procura um lar. Melhor opção é o consórcio que é uma espécie de poupança ou investimento futuro (não financeiro), que requer uma alta fonte de renda.



Para quem não tem alta fonte de renda a aquisição de imóveis pelo Minha Casa Minha Vida tem sido vantajoso ao aluguel, porém você precisa ter acumulado algum dinheiro para a entrada (de R$20.000,00 a R$40.000,00 e pode usar o seu FGTS) - basta calcular quantos anos você levaria para acumular esse valor com 10 a 15 por cento da sua renda mensal. Se for para comprar imóvel, a melhor escolha é a compra de um apartamento porque pode vir a ser fonte de renda passiva caso você decida não morar nele. Melhor ainda é comprar o apartamento na planta, porque quando pronto ele já terá valorizado.
"Comprar um terreno e construir a moradia é a forma mais econômica de ter a casa própria. Existem várias linhas de financiamento para obra, construção. Para quem tem oportunidade de construir, tem um terreno, é interessante observar as linhas de financiamento." - Gustavo Cerbasi (Fonte: Casa & Jardim)
Em vez financiar uma casa ou participar de um consórcio visando residência opte pela compra de um terreno para construir uma casa depois. Caso você já tenha um terreno, procure por um arquiteto, não para fazer o projeto da sua casa, mas para construir o seu sonho, transformar o seu projeto em realidade. Opte pelo financiamento ou consórcio de imóvel apenas se este for apartamento - pois você nunca (enquanto habitante) vai construir um edifício residencial, pois já seria empreendimento imobiliário. Conheça mais sobre arquitetura em ArqTAKAKURA (link externo).

0 comentários:

Postar um comentário