quinta-feira, 31 de julho de 2014

4 Capacidades do Líder Contemporâneo

Embora sejamos animais, nós não somos cachorros para as empresas nos adestrarem a cumprir as funções do cargo com destreza. Podemos compartilhar de algumas boas características que os cachorros têm, como a de ser o melhor amigo de si mesmo, mas no gênero humano alguns sábios (Homo sapiens) acordaram regras e convenções sociais. Para as empresas os Recursos Humanos são mais importante que o treinamento, pois são as competências pessoais que vão garantir melhores resultados; trata-se então, de acordo com Daniel Kroeff (fonte: eduK) a título de exemplo, de capacitação em:
  1. Habilidade de Negociação;
  2. Dinamismo;
  3. Relacionamento Interpessoal;
  4. Visão Sistêmica.
Isso significa agregar valor social às pessoas e valor econômico aos funcionários (que são parte da empresa) - que são o mesmo indivíduo. Um dos maiores paradoxos da atualidade é a vida dupla que temos, ora sendo um cidadão (R.G.) ora sendo um trabalhador (C.P.F.) e nesses termos quânticos muitos se perdem. Em geral, o observador nos identifica como um trabalhador quando estamos usando um uniforme - que significa vestir-se de determinadas regras presentes no contrato de trabalho. Acontece que, por exemplo, o uniforme dos executivos é o mesmo que o dos cidadãos em festa de gala, aí ocorre a crise de identidade.

Para piorar a situação, ainda temos aqueles trabalhadores que vestem a camisa da empresa, doravante denominado Colaboradores, e aqueles trabalhadores que não vestem a camisa da empresa, doravante denominado Funcionário. O treinamento é específico para os trabalhadores cumprirem função, já a capacitação para os trabalhadores irem além de uma função. Funcionários (Homo eruditus) não são ativos e sim passivos, Colaboradores (Homo sapiens) são ativos ou líderes, mas nem um nem outro podem ser considerado um animal ou máquina e sim: Homo. Este é o Caminho da Pena e da Espada...

Educação em Valores por Flávio Gikovate

0 comentários:

Postar um comentário