terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

[7 Hábitos] Falta de Equilíbrio na Vida

Fotografia: FreeDigitalPhotos.net

Vivemos em uma sociedade que diferente da definição ‘sociedade civil organizada’, está completamente desorganizada. Talvez seja decorrência de uma liberalidade generalizada, como forma de resposta ao regime ditatorial de poucos anos atrás. Mas aos poucos parece que a faxina está sendo feita, e a percepção de que melhorar o ensino é necessária sendo aguçada. Acredito ser necessário Educação Financeira nas escolas, bem como encaminhamento judicial nas universidades – que devem ensinar tudo sobre impostos, taxas a serem pagas, declaração anual etc., enfim, coisas ligadas à Receita Federal e o Governo.

CADERNINHO DA BEL – O Encorajamento

Falta de equilíbrio na vida. A vida na nossa sociedade do telefone celular está cada vez mais complexa, exigente, estressante e completamente exaustiva. Apesar de todos os nossos esforços para administrar o nosso tempo, fazer mais, ser mais e alcançar uma eficiência maior por meio das maravilhas da tecnologia moderna, ¿por que cada vez mais nos surpreendemos altamente envolvidos e empenhados em fazer tarefas sem importância, subordinando a saúde, a família, a integridade e muitas das coisas importantes ao nosso trabalho? O problema não é o nosso trabalho, que é o mecanismo sustentador da vida. Tampouco é a complexidade ou a mudança. O problema é que a nossa cultura moderna diz: “Chegue mais cedo, trabalhe até mais tarde, seja mais eficiente, sacrifique-se no momento.” No entanto, a verdade é que o equilíbrio e a paz de espírito não são produzidos por essas condições; eles acompanham a pessoa que desenvolve uma noção clara das suas prioridades mais elevadas e que vive voltada para elas com ênfase e integridade.” COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - 25ª Edição. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005; p. 14.
Não é somente falta de preparo, nem falta de inteligência – é falta de educação e instrução em vários sentidos. As pessoas ficam perdidas porque não sabem nem o básico para começar qualquer coisa ou empreendimento, mas não pela sua culpa e sim por omissão do Governo. Toda a informação que recebem é uma indução à subordinação à ordem econômica. Depois querem punir os cidadãos com multas e leis, usando a desinformação como desculpa pela falta de preparo. Esperam ainda um trabalho genial, um desenvolvimento econômico surpreendente. Mas toda a rede informação é uma enrolação sem tamanho. As pessoas realmente acreditam que trabalhar arduamente vai proporcionar desenvolvimento econômico, e mesmo o próprio Estado espera um milagre.

Por mais que você trabalhe jamais vai enriquecer com o controle do Estado e de pessoas influentes ou com informações privilegiadas. O trabalho árduo é apenas uma aplicação de força, que vai colocar a economia em movimento. No entanto, como em agricultura, não basta somente escavar, plantar e regar – um trabalho árduo. É preciso saber cuidar da terra, administrar a irrigação e adubagem, ter infraestrutura para colher os frutos e armazenar. Depois logística para distribuição e recursos para controlar entradas e saídas de pagamentos, controle de estoque etc. Normalmente este controle fica fora de quem realmente precisa, de quem realmente merece, é neste controle que ocorrem desvios de verbas e oportunidades. Eliminando qualquer chance de progresso sustentável.

Assim, as pessoas ficam desencorajadas, amedrontadas. Por isso, vale à pena ouvir os conselhos do vídeo acima. Enquanto seres humanos necessitamos aprender a elogiar, o que de fato admiramos ou nos agrada – sem aquela intenção oculta por trás. Elogio não é um tipo de caridade, mas generosidade, uma contribuição ou incentivo. Permitir que as pessoas, nossos colegas de trabalho ou de estudo, amigos etc., tenham desenvolvimento é salutar. Muitos acreditam que ajudar os outros a crescerem na vida é burrice, porque ‘estarão dando armas para o concorrente’. Mas, provavelmente, isso é falta de preparo e conhecimento, uma nivelação por baixo. Quanto mais você ajudar as pessoas mais você reconhecerá seus pontos fortes e terá segurança para empreender.

Importante:
  1. Enriquecimento é fruto de trabalho honesto e organização financeira;
  2. O ganancioso não será rico nem que tenha toda a fortuna do mundo;
  3. O homem rico não se enriqueceu pela ganância mas pela abundância;
  4. Obter muito dinheiro ou grande patrimônio não significa ter alcançando o sucesso ou enriquecimento;
  5. Sucesso significa êxito, resultado positivo; não é uma meta;
  6. Ninguém trabalha para fracassar e o fracasso não traz contentamento;
  7. Contentar-se com o necessário não significa ter somente o necessário.

0 comentários:

Postar um comentário