domingo, 9 de dezembro de 2012

[EU MAIOR] Entrevista com Monja Coen

Imagem: oogoom - Roanji Zen Temple in Kyoto (Flickr, CreativeCommons)
Trechos da entrevista com Monja Coen, que fala um pouco sobre seu caminho e da importância do esforço pessoal. Documentário EU MAIOR, sobre autoconhecimento e busca da felicidade. Saiba mais em: www.eumaior.com.br Monja Coen Sensei ordenou-se monja zen-budista em 1.983 em Los Angeles, na Califórnia (E.U.A.). “Foi a primeira mulher, a primeira monja e a primeira de descendência não japonesa, a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil.” Fonte: Monja Coen Sensei


EU MAIOR–Entrevista com Monja Coen
“Quanto mais você quiser empurrar alguém pela porta,
mais essa pessoa se afasta.” 
Monja Coen
Monja Coen Sensei fala algo muito importante: obteve experiências extra-sensoriais sem o uso de chás ou drogas. Existe uma geração de pessoas que são fascinadas por assuntos místicos, anjos, deuses e, porque não dizer demônios? Não digo que são inexistentes, porém são apenas nomes que damos a determinadas formas ou tipos de energia cósmica; em suma, são diferentes manifestações da Natureza ou Deus, quiçá Universo. Muitas mentes estão sendo afetadas por uma forte ideia ateísta materialista e veem o mundo apenas como formas ou objetos – de desejo ou repúdio. Visão extra-sensorial é uma visão além da capacidade do olho e nada mais; nós vemos com a consciência, como nos sonhos.

O que quero dizer é que não é preciso tomar chás ou alucinógenos para ver anjos e demônios, eles estão aqui e agora, manifestando-se a todo momento em frente aos nossos olhos. Outro nome que podemos dar para demônio é psicopata,  porque falta inteligência e sobra razão. Outro nome que podemos dar a anjos é heróis, porque são pessoas de valor, caráter, moral e ética. Ou simplesmente, anjos são seres que amam e demônios seres que não amam, que em termos científicos significa: anjos são seres humanos (dotados de sabedoria ou inteligência) e demônios animais racionais (dotados de conhecimento ou razão). Os demônios têm razão, os anjos estão certos – ter razão nem sempre é estar certo

O objetivo da meditação é ir além de anjos e demônios, de bem e mal, porque são partes da Natureza dialética ou existência. A Suprema Sabedoria é inexistente, como o cosmos que a tudo permeia; quando se diz inexistente significa que é a única coisa que existe, assim é como eu vejo. Quando estamos em contato com a Realidade (que na cultura Hindu chamamos Brahman) nós estamos além da existência, não temos problemas, sentimo-nos felizes porque Brahman ou Deus é felicidade. Dizer que Deus é amor parece-me equivocado, porém sem amor (verdadeiro) não há felicidade. Por isso, embora a felicidade seja um estado de espírito não significa que uma pessoa não precise de bens materiais, porque são da existência.
“A prática do Zen é árdua e ela depende de cada pessoa.”
Coen Sensei
Quem procura a verdade é como quem procura enxergar os próprios olhos. Perguntar “Quem sou eu?” significa procurar os próprios olhos. Portanto, não é uma indagação que possa ser respondida pela razão, como os olhos não podem ser encontrados pela visão. “Quem sou eu” não tem resposta, somente o silêncio poderá responder. Ninguém pode lhe mostrar a verdade, como ninguém pode lhe mostrar os próprios olhos, porque você apontará para você e o eu será reconhecido como eu – como em um espelho, os olhos que se vê, não são os olhos que veem. Jesus de Nazaré diz algo assim: “buscai a verdade até a encontrar, e ela vós fará livre.” Mas agora lhes deixo as orientações de Ven. Shakyamuni Buddha:
Pergunta [o discípulo]: “Ó Tathagata [Buddha], meu Senhor, ensina-me riddhipada (o modo de alcançar poder mental sobre a matéria).”
Disse o Bem-Aventurado [Buddha]: “Há quatro meios pelos quais se adquiri riddhi (domínio do espírito sobre a matéria):
  1. Impedir que surjam más qualidades;
  2. Despojar-se das más qualidades já surgidas;
  3. Produzir a bondade que ainda não existe;
  4. Buscai com sinceridade e perseverai em vossa busca. Ao final encontrareis a Verdade.”
(Assim Falou Buddha, download)

0 comentários:

Postar um comentário