Palestra do Monge Genshô (autor do livro O Pico da Montanha – É Onde Estão os Meus Pés), Sensei, falando sobre a Dimensão Suprema, durante uma visita ao Jisui Zendô - Sanga Águas da Compaixaõ no dia 11 de novembro de 2012.
Nessa palestra Genshô Sensei esclarece algo muito importante sobre o Budismo, que vem causando problemas e confusões na mente das pessoas. Quem já tenha algum contato com a filosofia budista deve conhecer As 4 Nobres Verdades (Dukkha Arya Satya), que constitui os 4 pilares que sustentam muitas vertentes budistas. Senhor Buda fala nesses ensinamentos sobre Dukkha, que é comumente traduzido como ‘sofrimento’. No entanto, uma tradução mais correta é ‘insatisfatório’. Essa visão imprecisa deu início a muita filosofia “niilista” como a de Schopenhauer – e quem sabe não tenha levado Nietzsche à loucura?
Insatisfatório porque tudo é impermanente e, quando nos apegamos a algo, sofremos. A partir do entendimento da relação entre insatisfatório e as dimensões suprema e histórica é que podemos entender melhor sobre o que se trata a Iluminação – que não é um tipo de aquisição de conhecimento que você não tem; é uma compreensão da Natureza (Interna e Externa). Cada um de nós não é uma entidade, mas um fenômeno ou interação; neste sentido, ‘vazio’ como no Sutra do Coração.
Genshô Sensei é o orientador espiritual da Comunidade Zen Budista de Florianópolis e grupos afiliados e é autor do livro "O Pico da Montanha é onde estão os meus pés"
0 comentários:
Postar um comentário