quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mude de Emprego, Mude de Vida, Realize-se!

Pelo menos 1/3 das pessoas já pensaram em chutar o balde e mudar de emprego, trabalhar no que realmente gosta e 2/3 gostariam de realizar atividades mais ligadas à sua personalidade. Esses números podem ser consequência da Revolução Industrial (séc. XVIII [1.760 ~ 1.840]) que é responsável pela substituição da mão de obra criativa pela mão de obra operária, ou seja, as pessoas se tornaram simples extensões das máquinas. Produção em massa é a formação de zumbis; por sorte temos hoje a I.A. ou Inteligência Artificial que permite que a mão de obra operária seja substituída por tecnologia. No Brasil a Revolução Industrial aconteceu na Educação que transformou o ensino em simples reprodução de conteúdo, e o advento da Internet está trazendo vida a todos novamente via Educação Financeira.

Imagem: H2O Alchemist - Balde Eagle (Flickr, CreativeCommons)

Realização pessoal é uma necessidade para a nossa felicidade, por isso, encontrar um trabalho que esteja de acordo com os nossos princípios e valores é importante. Muitos, porém, cometem o erro de esperar um mundo coerente com nossos projetos futuros, visão de mundo etc. e acreditam, como eu acreditei, que o mundo vai trabalhar a seu favor pelo simples fato de se ter boas intenções, ser honesto e ter fé em Deus. A verdade é que a vida não é como as pessoas pensam, esperam, desejam; um paraíso... não é. Estudar astronomia vai lhe mostrar que o Universo é um colapso, uma explosão de eventos, fenomenal! A vida é o Senhor Shiva, Deus da Renovação, dançando, por isso a música tem um papel tão importante em nossa vida.

Para sua realização pessoal autoconhecimento é importante, é o primeiro passo. Assim, se você está insatisfeito com o seu trabalho siga essas 5 dicas que eu peguei assistindo Mais Você de Ana Maria Braga:
  1. Faça uma lista com 15 atividades que você ama realizar, independente se é rentável ou não;
  2. Selecione pelo menos 3 atividades (no máximo 5), entre as 15, que você se vê obtendo sucesso financeiro, que você sabe que pode ganhar a vida com esta atividade, ou seja, que pode ser um trabalho;
  3. Analise as vantagens e desvantagens de cada trabalho a ser realizado, pensando sobre o que você terá de sacrificar para viver de acordo com o novo trabalho; pergunte-se: o que vou ganhar? O que vou perder? O que prefiro?
  4. Faça um planejamento sabendo que você precisa de uma Reserva Financeira de pelo menos 4 mêses, até 6 mêses para realizar a transição de negócios - escolha 1 opção e tenha foco;
  5. Converse com amigos e parentes sobre seus planos para que eles estejam conscientes das suas novas escolhas e atitudes, assim, a chance deles tomarem decisões divergentes e atrapalhar seu objetivo se torna menor.
Fotografia: Tadeu Pereira (Ted) - Chutar o Balde (Flickr, CreativeCommons)
É preciso aprender a dançar ao ritmo da música... da música, não do funk. E não pense que pagode é uma musica para God, ok? Não é musica sacra, right? A menos que seu deus seja o Álcool. Assim como você não pode confiar nas bebidas alcoolicas, que não resolvem nada em nossa vida, apenas relaxam e permitem um momento de folga, você também não vai ter benefícios acreditando em um Deus. É como Miyamoto Musashi (famoso Samurai, 1.584 - 1.645) diz em seu Gorin-no-sho ou o Livro dos Cinco Aneis: "Respeite os Deuses mas não dependa deles." Que é um complemento ao que Sócrates, filósofo grego (469 a.C. -  399 a.C.), repetia "Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."; uma frase do Templo de Apolo em Delfos.
  1. Sobre a escolha profissional

0 comentários:

Postar um comentário